quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PORTAS PIVOTANTE

Recepcione com Elegância
Fonte: casa.com.br

      Elegante, a porta pivotante tem marcado cada vez mais presença nas entradas de casas e apartamentos. Nesse sistema, a folha gira em torno de um eixo vertical, o que traz vantagens: há economia de espaço (pois parte da folha é projetada para fora), as ferragens ficam escondidas e é possível optar por portas maiores e mais pesadas. Além disso, as portas pivotantes, geralmente encomendadas, podem ser feitas de diferentes materiais e com puxadores variados – com essa personalização, a peça fica praticamente única. Para acertar na sua porta pivotante, avalie estes 15 modelos com combinações que deram certo. E não se esqueça destes detalhes que fazem toda a diferença: ao projetar a porta de entrada de sua casa, considere que ela deve ter, no mínimo, 0,80 m de largura e 2,10 m de altura. No caso da pivotante, atenção: os pivôs devem estar a uma distância tal do batente que sobrem 0,90 m para a abertura. Outra forma de economizar espaço é escolher as portas de correr.

Para acompanhar o pé-direito duplo de 6,20 m, a porta pivotante de ferro (Citel Serralheria – 11 2521-0460) tem 2,90 m de altura. Aberta a grandiosa porta, é possível ver o jogo de damas dos tacos de perobinha e a interessante escada de degraus irregulares. Projeto de Camila Mattos.
   
A porta de freijó (TOK Portas – 11 2569-8028), com puxador de metal, tem 3 m de altura e 1,50 m de largura e demarca a entrada social desta casa de campo. Ao lado dela, panos de vidro asseguram luminosidade natural no ambiente. Projeto de Alessandra Pires.
     
A fachada discreta e protegida da rua guarda uma surpresa depois de um lance de escadas: uma porta pivotante de madeira maciça e revestida de imbuia escura (Marcenaria Faria Chaves – 31 3454-2114). O puxador de desenho alongado combina com os traços retos da construção. Projeto de Saul Vilela.
  
Na reforma deste apartamento, a antiga porta de entrada deu lugar a um modelo pivotante maior, feito de madeira laqueada (Tora-Tora). Ela vai do piso ao teto, mede 1,50 x 2,50 m e ocupa o hall praticamente inteiro. Outro destaque é o puxador de inox comprado pronto (Ketesi). Projeto de Carla e José Ricardo Basiches.

A porta pivotante de cumaru (Fridel Esquadrias de Madeira – 11 5679-8124) emprega a mesma madeira utilizada no piso desta casa urbana. O delicado puxador fica embutido na folha. Projeto de Ticiana Badra e Magda Marconi.

A bela porta pivotante (Mazal Esquadrias – 48 3342-1003), com acabamento de laca, recepciona os visitantes desta casa. Projeto de Carla Bonotti Carpinelli e Fernanda Brunetti Jardim.
O pórtico de concreto (2,20 m de altura x 1,40 m de largura) imprime personalidade à entrada principal e serve de apoio para a porta pivotante, de vidro e ipê (J. Ceglia Serralheria – 11 5514-0263). O recurso ainda integra o jardim ao hall e ajuda na ventilação e na iluminação natural. Projeto de Mario Gallo.

Dois patamares revestidos de fulgê conduzem à porta de entrada desta casa urbana. O modelo pivotante de 1,40 m de largura é feito de MDF laqueado (JGR Marcenaria – 11 9267-6963). Destaque para o puxador, uma cava recortada cujo fundo ganhou revestimento de cumaru. Projeto de Luiz Fernando Rocco.

Composta de dois painéis, um fixo e outro pivotante, a porta de madeira freijó com verniz (Terassi – 11 9608-4753) se abre para o imponente hall de entrada e dialoga com a pérgula de cumaru e vidro laminado que a protege. Degraus de fulgê alinham a porta à calçada. Projeto de Paula Mattar

Para eliminar barreiras visuais entre os dois ambientes desta sala, um dos ambientes da Casa Cor São Paulo 2008, o arquiteto Marco Antonio Stancati e a designer de interiores Volmar Leal Stancati instalaram uma porta pivotante (1,20 x 3 m) de vidro laminado (Guardian, 10 mm) com moldura de madeira (New Job Marcenaria – 11 3798-3687). Uma folha igual, fixa, forma um L com a porta.

A cobertura de policarbonato e estrutura de alumínio leva à imponente porta pivotante da entrada. Feita de cumaru, tem 2,80 m de largura e, no lugar da maçaneta, conta com uma reentrância na madeira (Marcenaria Maciça – 15 3285-2226). Projeto de Mônica Drucker

Esta edícula conta com uma entrada especial: a porta pivotante é feita de vidro temperado 10 mm (Blindex). Projeto de Fabrício Pinheiro, Marina Lage e Tatiana Letier, do escritório Nave Arquitetos.

Depois de uma suave rampa de 15 m de comprimento pontuada por placas de fulgê, a porta de sucupira (Esmage – 16 3664-2308) convida a entrar nesta casa de formas puras e retas. Pelas aberturas, a luz natural invade o hall de entrada. Projeto de Roberto Migotto.

A porta larga (2 m) e pivotante de madeira laqueada de branco (Marcenaria Moura – 11 5621-4143) deixa entrar bastante claridade na sala desta casa urbana. Ela recebeu um puxador de aço inox (Metalferco). Ao lado, uma bandeira fixa de vidro traz mais um pouco de luz para o interior da construção. Projeto de Claudio Nomerowska.
  
Observe na fachada desta casa o detalhe dos tijolos, assentados na horizontal e duas fiadas na vertical, uma no alto e outra acima da porta pivotante laqueada (Serralheria JS – 11 3781-9952). Essa peça (1,20 m de largura) conta com vidros laterais para trazer claridade à sala. Projeto de Andréa Tonanni Rizetti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário